60 DEGRAUS – Chegada dos calouros

Entre expectativas e realidades, a FACOM

É comum o fato de que os jovens acabam passando boa parte do ensino médio a fazer planos sobre o possível e futuro dia a dia na universidade. Talvez um dos maiores desejos da atual juventude seja o de ingressar na faculdade dos sonhos e para isso os estudantes se dedicam entre os afazeres diários de um adolescente e os cursinhos, aulas particulares e videoaulas preparatórias. Às vezes isso chega até a pesar um pouco, afinal, quando se cria muitas expectativas, sempre se tem mais chances de acabar na frustração. O que importa é que entre a expectativa e a realidade existem cerca de 65 calouros que chegam nesse primeiro semestre de 2019 à FACOM. O que será que eles esperam da faculdade, dos cursos, da universidade?

A Universidade Federal de Juiz de Fora conta com dois meios de ingresso. O primeiro é o Programa de Ingresso Seletivo e Misto (PISM), que consiste de uma prova realizada em três módulos, um em cada ano do ensino médio, e a soma dos três anos é a nota final do candidato. O outro é o Sistema de Seleção Unificada (SISU) por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Faculdade de Comunicação oferece hoje dois cursos. Rádio, TV e Internet (RTVI), em turno integral, e Jornalismo, oferecido em dois turnos, integral e noturno. Assim, 65 calouros chegam à FACOM no primeiro semestre e 35 no segundo.

Ser chamado de calouro é uma sensação única, de dever cumprido, sinal de ter realizado pelo menos uma parte do sonho. Das expectativas para a nova vida, algo que sempre é comentado é a velha comparação com a escola. Muitos jovens subentendem que a liberdade na faculdade vai ser maior, mas esquecem de reparar que, com ela, vêm muitas responsabilidades. Além disso, algo que também aumenta muito as expectativas dos recém-chegados na universidade é a possibilidade de se especializar e estudar teoricamente uma única área, de sua escolha.

Caique Otávio Roque, de 18 anos, da cidade de Lima Duarte, acaba de passar para o curso de Jornalismo. Ele espera conseguir evoluir intelectualmente, aumentar seus conhecimentos e que o tempo na faculdade possa ampliar sua visão de mundo. Mas suas expectativas reais anunciam a ansiedade comum nos calouros  – e muitas vezes dos veteranos também: “ Espero fazer amigos, entender a matéria, dar conta do conteúdo e não surtar.” disse ele.

A estudante Ana Clara Fernandes Marazzo também começa agora suas aventuras pela FACOM. A recém-chegada tem 17 anos, é de Juiz de Fora, e ingressa agora no curso de Rádio, TV e Internet. Ana diz estar ansiosa e com altas expectativas para o seu novo dia a dia, mas diz também já ter certeza de estar no lugar certo. Quando questionada sobre sua maior expectativa, afirmou que é conseguir uma bolsa na área para que todo o seu aprendizado possa ser colocado logo em prática.

Tanto Caique quanto Ana Clara disseram que a escolha do curso foi certeira. “Cresci no mundo da comunicação e sempre me identifiquei com essa área, falar, escrever, são coisas das quais gosto muito” afirmou Ana, que relatou ainda que a escolha específica para o RTVI se deu devido ao reconhecimento de que o curso apresenta novidade no mercado e uma inovação na área da Comunicação, que já era uma grande paixão para ela.

A FACOM é um mundo repleto de oportunidades e, diferente de outras faculdades, já no primeiro semestre os calouros podem conhecer e desfrutar dessas novidades. Muitas das expectativas de Ana Clara e Caique certamente serão correspondidas, outras nem tanto, já que o mundo acadêmico tem suas peculiaridades e uma grande pressão. Mas o certo é que quando se faz o que gosta, um mundo de possibilidades se cria para que só coisas boas possam acontecer. Em meio a muitas expectativas e várias realidades, chegam à FACOM Ana Clara, Caique e tantos outros cheios de vontade e coragem. Sejam bem vindos, aproveitem cada detalhe. E não passem pela faculdade sem deixar ela passar por vocês.

Ana Lídia Resende

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.