Projeto de Extensão Cineclube Lumière e Cia.

Concluímos mais um semestre de Cineclube Lumière e Cia.! O projeto é idealizado e coordenado pela professora Erika Savernini, e tem o apoio do PET Facom. O Cineclube tem o objetivo de estimular a formação de uma cultura cinematográfica. As mostras contam com exibições semanais de filmes, seguidos por uma discussão sobre o tema proposto. Além de alunos do PET, o projeto conta com a participação de bolsistas de extensão e voluntários, os quais contribuem para a organização das pesquisas e seleção dos filmes.

O projeto teve início em 2013 e as mostras são montadas de forma que os filmes dialoguem entre si, apresentando ângulos diferentes e aprofundamento em torno da temática central da mostra. Nesse semestre, a mostra se chamou Soy loco por ti, America e abordou o cinema latino-americano, com produções marcadas pela resistência política e por apresentar uma realidade social diferente do circuito comercial.

A última sessão foi apresentada pela petiana Júlia Perroti, que apresentou o filme venezuelano “Araya” (1959), de Margot Benacerraf. O documentário aborda extração de sal e a vida de alguns trabalhadores, nascidos e criados no trabalho árduo em meio ao ambiente seco das salinas.

Esse semestre tivemos, também, o professor Carlos Reyna como convidado, que apresentou o filme peruano “La teta assustada” (2009), de Claudia Llosa. Além da sessão especial ministrada pelo professor Cristiano Rodrigues com o filme “A parte do mundo que me pertence” (2017), um documentário do cineasta mineiro Marcos Pimentel, que busca descobrir quais são os sonhos das pessoas que passam por ele nas ruas de Belo Horizonte.

Completando sua décima mostra, o projeto já contou com mais de 100 sessões com filmes do mundo todo. As exibições do Cineclube são gratuitas e abertas a todos, às quintas-feiras, 14h30, na Faculdade de Comunicação da UFJF.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.