MÓDULO COMUNICAÇÃO E PSICANÁLISE 2018.1

­ Sexta-feira tem módulo no PET! O professor Potiguara Mendes traz o tema da psicanálise para debater o Contemporâneo Transitivo. Os encontros são abertos ao público e acontecem na nossa salinha às 16h30.

Pra quem ficou curioso:

Este momento propiciado pela digitalização – pós-tudo, segundo alguns – não seria um momento em que se abre espaço para a inclusão de entendimentos sobre processos anteriormente impedidos de se manifestar, por mais estapafúrdios que pareçam? As expressões vêm como vêm, e não de acordo com o que certos extratos supõem ser o modo correto (na maioria das vezes, correto segundo interesses sem explicitação clara). Perguntas: –sobre a crença em alguma verdade anterior que permitiria agora falar em pós-verdade; –sobre as garantias de que as notícias de antes não fossem fake; –sobre a incidência das ideologias e a vigência de uma verdadeira paranoia no ambiente não só político, mas também intelectual do século 20 (genocídios programados, produção de armamentos de destruição global, imposição de certezas iluministas…); –sobre se o que ocorre hoje não são as resultantes diretas de uma ênfase demasiado longa num voluntarismo santarrão que sabia o que deveria ser o melhor para todos; –sobre se certos fanatismos regressivos ou fascismos reavivados não se devem ao descompasso de os meios (media) mudarem rapidamente e as mensagens (message, massage, mass age) insistirem tempo demais em permanecer as mesmas…

­ Módulo inserido na linha “Comunicação, Estética e Psicanálise” (PPGCOM/UFJF) e orientado pelas perspectivas de investigação apresentadas pela Nova Psicanálise: a teoria polar das formações e as teorias do conhecimento, da arte total, da flecha cultural, das tecnologias mentais, das vinculações basais (pessoais e sociais). Suas pesquisas visam às categorias, postulados, observações e focos próprios que o campo da Comunicação pode propor ao entendimento dos acontecimentos e dos modos de existir das pessoas.

Referências

FREUD, Sigmund. [1915] O Inconsciente.

MAGNO, MD. [2015] SóPapos. Rio de Janeiro: Novamente, 2017. (seção 6)

______. [2013] A Nova Convergência (disponível online: novamente.org.br)

______. [2009] Creodo Antrópico: Os Cinco Impérios. Disponível em: http://www.tranz.org.br/4_edicao/artigos/TranZ09-CreodoMagno.pdf

SILVEIRA Jr., Potiguara Mendes da. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação. Revista Observatório: vol. 1, no. 2, set-out, 2015.

 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.