EXTENSÃO NÓS – ISABELLA GONÇALVES

Nós, novo projeto de extensão do PET, foi criado com o objetivo de transmitir as ideias de nossos petianos e divulgar seus temas e desenvolvimento de pesquisas. Procuramos, assim, incentivar a aproximação de nosso núcleo com o meio acadêmico, alunos e a faculdade. Venha então conhecer um pouquinho mais de Nós!

Isabella de Sousa Gonçalves

Os estudos da memória da Ditadura Militar Brasileira

Isabella sempre teve interesse pela história da mídia. Quatro das pesquisas desenvolvidas por ela tratavam do jornal alternativo UniBairros, de Juiz de Fora, que circulou entre 1980 e 1989. Atualmente sob orientação da professora Cláudia Thomé, que desenvolve suas investigações na esfera da memória e, em particular, da ditadura militar brasileira, a petiana, que também tem interesse pelo tema, trabalha sua pesquisa analisando as coberturas feitas pelo The New York Times sobre esse período. O principal foco recai sobre 1964, o ano do golpe, e 1968, quando houve a aplicação do AI-5, aprofundando o regime de exceção.

Para desenvolver seus estudos, Isabella utiliza o método da análise de conteúdo. Nos arquivos do The New York Times, pesquisa os termos dictatorship e Brazil, entre o período de 1 de janeiro e 31 de dezembro dos respectivos anos. A partir dos resultados que encontra, faz a análise segundo a perspectiva de Laurence Bardin, podendo, assim, encontrar categorias e subcategorias.

Ao localizar as pesquisas nos anos 1964 e 1968, Isabella tinha em mente que o The New York Times se deixaria influenciar pelo imaginário coletivo norte-americano, que condenava o comunismo e estava preocupado com sua expansão na América Latina, e apoiaria a ditadura. Entretanto, já logo após o golpe, em abril, houve denúncias do jornal de situações de censura e prisões.

A princípio, Isabella acreditava que tal oposição só teria ocorrido a partir de 1968, porém descobriu que elas acontecerem desde o início, com o periódico problematizando e denunciando fatos que nem mesmo os jornais brasileiros abordavam. Para ela, foi uma narrativa distinta e uma forma de entender o olhar de um jornal de grande importância internacional sobre tal acontecimento.

Além da pesquisa em desenvolvimento, a bolsista já realizou um estudo no qual analisou o Twitter do New York Times Archives, dedicado a fazer uma recirculação de notícias antigas. Para ela, estudar a memória com foco na mídia é uma temática de grande relevância, pois, ao analisar o jornalismo e a perspectiva histórica por meio do jornal, é possível entender qual a memória coletiva de um povo sobre determinado acontecimento.

Recentemente, a petiana foi aprovada para o curso de mestrado em Comunicação da UFJF. Para ela, esse tem sido um momento de grande felicidade, pois passou por um período de muita ansiedade e estudos antes da prova. Contudo, agora que conseguiu, se sente muito satisfeita, principalmente devido ao fato de também ter tido seu projeto aprovado, sendo possível, assim, que dê continuidade à pesquisa que realiza atualmente na graduação. Isabella acredita que poder continuar a desenvolvê-la será muito importante para sua trajetória acadêmica.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.