T02E03 – Valor amazônia: qual o seu lugar na política brasileira?

Download | iTunes Feed | Android | Stitcher

Ouro, ferro, platina, biodiversidade ou pessoas? Qual de nossas riquezas deve ser priorizada? Temos de escolher por uma ou outra?
Criada em 1984 e extinta em agosto deste ano, a Renca, Reserva Nacional de Cobre e seus Associados, ocupava uma área equivalente ao Espírito Santo e se estendia por dois estados, Amapá e Pará. Em seu territórios existem duas populações originárias com terras já demarcadas: Waiãpi e Rio Paru D’Este.
Outra reserva de interesse no momento é a de Jamanxim, no Pará. Em julho, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, enviou a Temer proposta que retira 349 mil hectares de floresta.
No entanto, a exploração dessas áreas passa por um impasse. Após críticas de ambientalistas e sociedade civil, além de uma liminar, as atividades (e decisões) na região foram suspensas.
Com tanto em jogo, a equipe do PETCast procurou o professor da faculdade de Geografia da UFJF, Vicente Paulo dos Santos que pesquisou em seu mestrado e doutorado temas relacionados à exploração da Amazônia.

 

Ficha técnica:

Locução e produção: Christinny Garibaldi

Edição:  Gabriella Weiss

Roteiro: Isabella Gonçalves

Jornalismo: Ana Livia Faria

Orientação do PET Cast: Letícia Perani

Orientação do PET Facom: Francisco Pimenta




———————————————————————————————————————–

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.