T01E03 – Crime ambiental Rio Doce: desdobramentos legais

Download | iTunes Feed | Android | Stitcher

 

19 pessoas mortas, contaminação da água e ecossistemas inteiros destruídos. As consequências ambientais e humanas das ações da Samarco estão claras. Mas o que aconteceu com a Samarco? A empresa foi responsabilizada e punida? As pessoas afetadas pelo crime foram indenizadas? Como está sendo o processo de reparação do dano ambiental?

 

Ficha técnica:

Locução e produção: Ana Lívia Faria

Edição: Isabella Gonçalves

Roteiro: Christinny Garibaldi

Jornalismo: Pedro Augusto Figueiredo

Orientação do PET Cast: Letícia Perani

Orientação do PET Facom: Francisco Pimenta

Financiamento Coletivo – O PET Facom vai pra Brasília!

A linguagem está sempre presente em nossa vida. É através dela que nos relacionamos com o mundo e com as outras pessoas: expressamos nossos pensamentos, ideias e sentimentos através de palavras. As palavras que escolhemos para nos expressarmos nos situam no mundo. As palavras têm poder.

O que aconteceu há mais de um ano e meio atrás em Mariana não foi um desastre ou uma tragédia. Foi um crime ambiental. Não foi apenas um “mar de lama” despejado na bacia do Rio Doce. Lama é barro, constituído por água e terra. Foram lançados rejeitos de minério contendo substâncias impuras que chegaram até o mar, no Espírito Santo.

No terceiro episódio do PET Cast conversamos com a pesquisadora e professora da Faculdade de Direito da UFJF, Manoela Roland, sobre os desdobramentos legais do crime ambiental do Rio Doce. Doutora em Direito Internacional pela UERJ, Manoela é coordenadora do projeto HOMA – Centro de Direitos Humanos e Empresas. Uma das principais frentes de trabalho do grupo é a produção de material para o estabelecimento de um tratado na ONU que visa regulamentar as ações de empresas transnacionais a partir de normais internacionais e regras de proteção aos direitos humanos.

Ficou curioso pra saber mais sobre os desdobramentos legais e também sobre o HOMA? Dá play aí e vem com a gente!

 

Outros links:

Campanha para desmantelamento do poder corporativo e fim da impunidade

Declaração da Aliança pelo Tratado

Site do HOMA

 

 Fale conosco

Email: petfacomufjf@gmail.com
Facebook | Instagram

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.